O avanço da tecnologia proporcionou uma vasta gama de ferramentas para prospectar novos clientes e atender as demandas da empresa com excelência.
Mas como nem tudo são flores, por consequência desse extenso fluxo de informações, é comum que os dados acabem espalhados em diferentes plataformas – o que na hora de tomar decisões pode se tornar difícil.
Isso pois o processo de levantamento das informações se torna extremamente lento e ainda incorre no empecilho de manter a comunicação fluir sem que seus consumidores se sintam “esquecidos”.
Para resolver esse problema, é fundamental que seu negócio conte com um sistema de Comunicação Unificada – onde por meio da integração das plataformas e aplicações torna-se possível tornar todas as ações num único processo.
Saiba mais sobre isso no post de hoje.
O que é a comunicação unificada? Como funciona?
A sigla UCaaS – do inglês Unified Communication as a Service ou traduzindo – Serviço de Comunicação Unificada é a capacidade de mover o sistema telefônico comercial da sua empresa da infraestrutura de hardware para a solução em nuvem, muito mais ágil, diga-se de passagem!
A comunicação unificada consiste em um conjunto de produtos que integra vários sistemas em tempo real e possibilita o uso de uma interface única pelos usuários.
Essa ferramenta oferece a oportunidade da sua empresa deixar de lado as limitações e barreiras dos sistemas telefônicos comuns e construir um centro próprio de comunicação, um canal que liga a empresa aos clientes.
A unificação permite integrações criativas e maior automação do trabalho, gerando um fluxo contínuo de comunicações.
Avalie a comunicação da sua empresa
Quando você pensa sobre a comunicação entre sua empresa e os clientes, algumas avaliações precisam ser feitas:
- Meu sistema possibilita comunicações fáceis entre a empresa e os clientes?
- O sistema de comunicação exige que meus clientes caibam na minha caixa, ou permitem que minha caixa seja flexível e atenda às necessidades dele?
- O sistema de comunicação usado em meu negócio permite que eu integre outros sistemas principais de negócios e oferece agilidade e criatividade nas comunicações internas e externas?
- Esse sistema ajuda minha empresa a ter mais eficiência nas operações?
- O sistema que uso na empresa oferece uma experiência positiva ao meu cliente?
Com base nessas respostas você conseguirá entender a necessidade da adoção de uma plataforma que reúna todas as ferramentas de comunicação da sua empresa, que ajude seus clientes e que otimize sua rotina de trabalho.
Tecnologia como aliada das comunicações
Cada vez mais as empresas físicas foram migrando para negócios digitais e os ambientes de trabalho vêm se tornando cada vez mais móveis – o que dá a oportunidades aos colaboradores de trabalhar dos escritórios, de casa ou até mesmo em viagens.
A comunicação ampliou seu alcance e deixou de ser realizada somente via e-mails e telefonemas, tendo a possibilidade de comunicar-se de forma mais rápida e prática por meio de mensagens instantâneas, redes e mídias sociais e mesmo realizar reuniões através de videoconferência.
Essas tecnologias já vinham ganhando espaço no mercado e se consolidaram na rotina de trabalho da maioria das empresas, especialmente durante a pandemia e após esta.
Porém, até então, ainda existem empresas que não percebem a necessidade de se gerenciar todos os meios de comunicação digital unificadamente.
Se esse é seu caso, no próximo tópico vamos te mostrar por que sua empresa deve aderir a isso sem demora.
Por que sua empresa deve aderir à unificação de comunicação?
Numa empresa a opção por utilizar um sistema único de comunicação possibilita um gerenciamento mais assertivo dos dispositivos e interações realizadas pela equipe de funcionários.
A unificação também facilita o arquivamento de dados e a realização de backups integrados, tudo com segurança e agilidade.
Essa modalidade oferece aos usuários uma plataforma com acesso às ferramentas de todos os dispositivos utilizados – permitindo aos funcionários que:
- ouçam suas mensagens
- respondam e-mails
- acessem suas redes sociais
- participem de reuniões
Tudo isso a partir de uma única aplicação, independentemente de estarem no escritório ou em home office.
Pensando em todos os benefícios que a comunicação integrada pode oferecer para seu negócio, listamos os motivos principais para implementar uma solução UC na sua empresa.
Praticidade para o departamento de TI
O TI não precisará mais monitorar vários sistemas comunicativos, pois irá realizar o gerenciamento de apenas uma interface, o que melhorará a produtividade da equipe, direcionando a força de trabalho para atividades mais importantes.
Melhora na mobilidade e produtividade
Soluções de comunicação integrada garantem mais agilidade nos processos o que impacta diretamente na produtividade dos colaboradores que passam a usar aplicativos móveis para realizar tarefas cotidianas, dando mobilidade e possibilitando que o trabalho seja contínuo.
Redução de custos
Implementar essa solução demanda investimento, mas o retorno é percebido em pouco tempo através da redução de despesas operacionais, gastos com manutenção, serviços de telefonia, deslocamento de funcionários e outras tarefas também terão redução de custos.
Facilidade nos backups
Com o sistema unificado, é possível configurar uma única solução para backups de todos os arquivos, deixando a equipe de TI sem se preocupar constantemente com a realização de backups de e-mails, mensagens e outros dados da empresa.
Segurança reforçada
Uma das principais tarefas do departamento de TI é a realização da proteção de informações sigilosas. Por isso, ao optar pela unificação ela permite a realização de cópias de segurança de forma automatizada e regular, com criptografia e outras ferramentas de proteção para salvaguardar os dados.
Unifique sua comunicação com o Brik Connect
Há muitas soluções de UC disponíveis, mas é essencial que as empresas busquem aquela que se adapte às necessidades de seu negócio, que seja de confiança e ofereça suporte!
Por isso o Brik Connect é o indicado, já que oferece uma solução eficiente e ampla gama de funcionalidades.
Ao escolher nossa solução de implementação você perceberá muitos benefícios para a empresa e principalmente para seus clientes.
Não deixe de usufruir os resultados de uma comunicação unificada, pois com informações ao alcance da equipe, seus horizontes se abrem e seu negócio cresce!